11 de Setembro de 2021

Como Médicos Podem Começar no Marketing Digital

Primeiros passos para médicos criarem marca e autoridade na internet

Conheça os primeiros passos que todo médico precisa dar para começar no marketing digital.

Marketing médico: Conheça os pontos mais importantes antes de começar no marketing digital.

Todo médico que se forma, sabe que mais cedo ou mais tarde precisará escolher uma especialidade na qual irá se dedicar.
Longe de ser apenas o começo, esse é o ponto fundamental na hora de posicionar no marketing digital médico, pois é a partir da especialidade que o médico poderá se diferenciar, e construir sua autoridade e uma marca forte na internet.

A maioria dos médicos que não começam no marketing digital de maneira adequada, precisam estar cientes de que esse será o ponta pé inicial na construção não só da sua carreira como médico, mas também como pessoa pública na internet.




Marketing médico feito com ética.

Todos nós sabemos que o médico precisa seguir o manual de publicidade médica, e buscar parceiros que o ajudem com o seu marketing que entendam a importância de não violar as regras de publicidade médica do conselho federal de medicina.

undefined
Esse em si esse eu considero ser o PRIMEIRO PASSO na construção de marca e autoridade na internet. Pois hoje vemos muitos médicos que não estão atentos a essas normas e acabam "copiando" estratégias e o posicionamento errado que outro colega médico está tendo na internet, tanto no facebook, instagram e youtube.

É o erro mais clássico na hora de começar com o marketing digital médico, pois violar as regras do manual de publicidade médica, podem além de fazer com que o médico sofra punições do CFM, também geram confusão no entendimento das pessoas sobre o tema abordado.

Depois que o médico entende a importância de estar bem posicionado logo no inicio da sua jornada de construção de marca na internet, é hora de começar a pensar em como isso será feito na prática.


undefined

O SEGUNDO PASSO é ter um site bem posicionado no google e que seja responsivo e de rápida abertura nos navegadores de internet, principalmente que seja otimizado para mobile, pois hoje a maioria da pessoas usa o seu celular para fazer buscas na internet, e se falando em marketing digital médico não é diferente.

Aqui eu quero trazer um ponto importante quando falamos em sites, ou websites médicos no google, que são as páginas de vendas.

E você deve estar se perguntando, mas Diego você disse à pouco que o médico não pode violar as regras do manual de publicidade médica, e "fazer vendas" é uma delas.

Sim, o médico é impedido de fazer propaganda ou autopromoção de tratamentos ou qualificações pessoais, porém no marketing digital utilizamos o termo página de vendas quando criamos uma página que contenha apenas informações de um produto ou serviço específico relacionado a uma marca ou um profissional.

No caso do médico é possível ter uma página de vendas específica sobre algum tratamento oferecido por ele ou por sua clínica. Alguns elementos dessa página devem ser adequados ao médico, como a não exposição de preços e valores de tratamento ou serviços especificados nelas, mas é uma ótima alternativa para posicionar o médico e direcionar leads (pacientes) para o contato direto com o médico por whatsapp ou através de um formulário.

A página de vendas contém não contém informações que "vendem" o médico, mas sim temas como passo a passo de tratamentos, procedimentos, que são de utilidade pública e servem para esclarecer dúvidas frequentes antes da tomada da decisão do agendamento de uma consulta por exemplo.

Essa página possui uma estrutura específica e deve ser utilizada de maneira ética, pois sua alta eficácia já está comprovada há muitos anos por profissionais de marketing digital médico.

undefined
TERCEIRO PASSO é o médico ter um website institucional, esse website deve conter informações que ajudem os pacientes a conhecer melhor o médico e suas capacitações. Pode conter o endereço clinica, o que vai ajudar o google a mostrá-lo nos resultado de buscas. Caso o médico tenha a sua clinica ou atenda em alguma clinica parceira é possível colocar todos os tratamentos e procedimentos que ele e a clinica realizam. 

Isso vai ajudar os pacientes a entender melhor como o médico trabalha, o que consequentemente passa ainda mais seriedade e profissionalismo aos pacientes e interessados no seu trabalho.

Sugiro fortemente que o médico também tenha um blog (irei tratar desse assunto nas próximos artigos) linkado ao seu website institucional, ponto esse crucial na sua construção de autoridade utilizando o marketing digital médico.

Os blogs posicionam conteúdos no google de maneira orgânica, o que é imprescindível para criar autoridade e uma marca forte do médico na internet.

undefined
O QUARTO PASSO é definir qual será a sua linha editorial na produção de conteúdo, e eu como especialista em marketing médico sugiro fortemente que o médico comece produzindo conteúdo específicos sobre sua especialidade.

Os conteúdos generalistas ajudam sim as pessoas que estão buscando informações na internet, mas o médico que entende a importância de estar posicionado de maneira especifica, sai na frente da grande maioria daqueles que estão começando, e o youtube será um grande aliado do médico na hora de começar o seu marketing.

Toda vez que alguém procurar por vídeos no youtube que contenham títulos e conteúdo específicos, irão ser direcionados para aqueles canais onde o médico já está posicionado com especialista.

Essa é apenas a ponta do iceberg quando falamos em posicionamento com o marketing digital médico, e começar adequadamente irá trazer sólidos retornos de médio e longo prazo, pois sabemos que a internet não é um lugar para termos resultados rápidos, é preciso conhecer muito bem o nosso avatar e produzir conteúdos que vão em direção às suas dores.


As 4 dicas resumidas para começar hoje no marketing digital médico

1 - Seguir as regras do manual de publicidade médica
2 - Ter uma página de vendas adequada ao médico
3 - Ter um website médico institucional
4 - Produzir conteúdo médico específico 

Diego Leandro